Com o plenário lotado, a Assembleia Legislativa homenageou nesta sexta-feira, 6, o secretário municipal de Saúde de Maceió, Claydson Duarte Silva de Moura, o Mourinha, com a comenda de Mérito Legislativo Tavares Bastos, a maior honraria concedida pelo Parlamento alagoano a autoridades nacionais ou estrangeiras e a personalidades igualmente merecedoras pelos relevantes serviços prestados ao desenvolvimento de Alagoas. A sessão solene foi de iniciativa do deputado Cabo Bebeto (PL) e aprovada por unanimidade pelos parlamentares que compõem o Legislativo.
Ao justificar a propositura, o deputado Cabo Bebeto disse que a condecorção a Mourinha se deu pelo amplo trabalho realizado não apenas em Maceió, mas em todo o Estado. “É mais do que merecida esta homenagem. Essa é a maior comenda oferecida pelo Parlamento e me sinto prestigiado em fazer essa homenagem. A Casa cheia mostra o prestígio que Alagoas tem com o Mourinha”, destacou Bebeto.
Extremamente feliz e agradecido a Deus, assim se definiu o secretário Claydson Moura ao referir-se à homenagem recebida do Parlamento alagoano. Ele também agradeceu ao deputado Cabo Bebeto e ao plenário da Casa pela honraria. “É uma alegria muito grande receber uma honraria desse tamanho. Eu que andei tanto, desde o movimento estudantil, frequentando esta Casa e hoje estar aqui na condição de homenageado com a comenda que leva o nome deste Parlamento é uma imensa felicidade”, declarou Mourinha, assegurando que isso só redobra o seu compromisso de continuar servindo aos alagoanos.
Claydson Duarte Silva de Moura é natural de Maceió, formado em Administração e Comércio Exterior, com pós-graduação em Gestão de Cidades Inteligentes e Sustentáveis pela Universidade Internacional e em Gestão em Saúde pelo Hospital Albert Einsten, em São Paulo. Atuou como secretário de Planejamento e de Cultura da Prefeitura de Marechal Deodoro. Na prefeitura de Maceió, coordenou a vacinação contra a Covid-19, desde o planejamento até a execução, durante o período da pandemia, com resultados que deram destaque nacional à capital alagoana. “É uma lembrança dura, particularmente porque perdi meu pai na época da pandemia. Aquilo foi um aprendizado, onde pude buscar forças num time maravilhoso como a equipe do PNI, da Saúde, da Prefeitura de Maceió, do prefeito JHC. Foi um trabalho muito bem coordenado”, lembrou Mourinha, que desde julho deste ano é gestor da pasta da Saúde municipal de Maceió.
Bastante concorrida, a sessão solene contou com as presenças dos deputados Doutor Wanderley (MDB), Delegado Leonan (União Brasil), Lelo Maia (União Brasil) e da deputada Rose Davino (PP). Além deles, participaram da solenidade o desembargador Márcio Roberto, representando o Tribunal de Justiça de Alagoas; o defensor público Ricardo Mélro, representando o Governo do Estado; o provedor da Santa Casa de Misericórdia de Maceió, médico Humberto Gomes de Melo, entre outros.