Os pais e responsáveis precisam verificar se a faixa etária indicada no brinquedo é compatível com a criança
Uma das tradições mais comuns durante o período natalino é a troca de presentes entre os familiares ou amigos. A pediatra Marília Azevedo do Hospital da Criança de Alagoas (HCA), em Maceió, apresenta algumas dicas para pais e responsáveis sobre os brinquedos ideais para cada faixa-etária do público infantil.
“Verifique a faixa etária que vem indicada no brinquedo. É importante observar se tem o selo de segurança do Inmetro [Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia]. Também é preciso se certificar se o material do presente é atóxico e seguro para a criança”, explica a profissional.
Para as crianças menores de 3 anos, a pediatra indica brinquedos que estimulem o sensorial, como blocos de montar, chocalhos, mordedores, tapetes coloridos com espelhos e brinquedos que fazem barulho. É importante observar se esses brinquedos escolhidos têm peças pequenas que estão bem presas para não poderem sair e a criança engolir, obstruindo as vias aéreas e engasgando o pequeno.
Já para as crianças maiores de 3 anos, os pais e responsáveis podem dar de presente brinquedos que estimulem a criatividade e a interação social, como é o caso de jogos de tabuleiro, quebra-cabeças e jogos de montar.
“O presente ideal é aquele que contribui para que a criança tenha um desenvolvimento saudável e seguro. O mais importante de tudo é estar presente com as crianças e compartilhar momentos juntos. É isso que faz o natal ser realmente especial”, salienta a especialista.