Estatísticas revelam que entre os anos de 2021 a 2022, houve uma redução de 14% no número de homicídios nas 10 cidades mais populosas do Estado
O Estado de Alagoas registrou uma redução de 49% nos índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) na série histórica entre 2012 a 2021. Os dados foram apresentados, na manhã desta terça-feira (8), ao governador Klever Loureiro pelo secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Elias da Silva Oliveira, durante audiência no Palácio República dos Palmares.
Segundo o secretário Elias Oliveira, o objetivo da apresentação foi contextualizar a situação de como se encontrava e como está hoje os índices de crimes violentos letais intencionais (homicídios dolosos, lesão corporal seguida de morte e roubo com mortes) em Alagoas.
.
Enquanto em 2012, foram registrados 2.214 crimes violentos letais, em 2021 esse número caiu para 1.137. “A redução dos índices de criminalidade em Alagoas nos últimos anos é resultado dos investimentos na área de Segurança Pública, do trabalho integrado das policiais e da criação de uma Vara Especial para o combate à criminalidade”, disse o secretário, ressaltando que com a ajuda da tecnologia, o Estado continua reduzindo os crimes.
De acordo com os dados da SSP, entre os anos de 2021 a 2022, houve uma redução de 14% no número de homicídios nas 10 cidades mais populosas do Estado. A maior diminuição foi em Palmeira dos Índios, que atingiu 83%. O secretário destacou também a redução do número de roubos nos transporte coletivos; a transeunte; veículos e instituições financeiras. “Alagoas é um case de sucesso em relação ao número de roubos a instituições financeiras”. Em 2021, foi registrado apenas um caso de roubo à instituição financeira, e no primeiro quadrimestre de 2022, não houve nenhum registro.
A Secretaria de Segurança também tem intensificado operações para reduzir o número de roubo de veículos. Após a apresentação dos dados, o governador Klever Loureiro parabenizou o trabalho da equipe da Secretaria de Segurança Pública no combate à criminalidade no Estado. “Como alagoano quero parabenizar o trabalho da Secretaria de Segurança Pública, que tem colocado ordem no Estado. Éramos o Estado número 1 em violência no Brasil e hoje a realidade é outra. Saio daqui, como governador em exercício, muito satisfeito com o trabalho realizado pelo senhor e seu antecessor à frente da Secretaria de Segurança Pública”, enfatizou o governador.