O objetivo a elaboração coletiva de uma agenda de cursos para os servidores
O projeto para elaboração do Plano de Qualificação e Avaliação de Desempenho dos servidores públicos estaduais foi apresentado pela Secretaria de Estado de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) em reunião, nesta quarta-feira (15), com gestores e representantes dos Recursos Humanos dos órgãos do Executivo. O objetivo é engajar estes setores na construção de um cronograma de cursos para atender as particularidades de cada pasta, além de fazerem parte dos requisitos para a progressão de carreira.
“Nada melhor do que o próprio órgão entender quais são suas necessidades e quais são os melhores critérios para avaliar os seus servidores”, disse Vivianne Wanderley, secretária executiva de Gestão e Patrimônio da Seplag, ao falar sobre as diretrizes de estímulo ao crescimento profissional do servidor. A apresentação também contou com a participação de Emmanuelle Nogueira, superintendente da Escola de Governo (Egal); e Maria Carmelita Braga, gerente de Gestão de Cargos e Carreiras da Seplag.
Na execução do Plano de Qualificação, serão considerados para a progressão de classe o tempo na função, a avaliação de desempenho e a participação em cursos focados no desenvolvimento de habilidades a serem demonstradas pelo servidor no dia a dia do trabalho. Por isso, a importância de mapear as competências organizacionais por cargo e carreira para auxiliar na construção das chamadas ‘Trilhas de Desenvolvimento’, as quais trabalharão três eixos: Essencial/Comportamental; Gestão e Liderança; e Técnico.
“Nosso objetivo aqui é conseguir direcionar e minimizar essa distância entre capacitação e execução de trabalho. A gente quer o nosso servidor realmente qualificado e que venha a prestar serviço à sociedade de melhor forma possível”, ressaltou Emmanuelle.
Para a construção coletiva da agenda de cursos, ainda essa semana, será enviado aos RHs um formulário via Google Docs para que seja disseminado entre os servidores e estes possam, dentro das suas áreas, sugerir temas para as futuras qualificações. O documento também ficará disponível no site da Seplag. Passada essa fase, as informações serão cruzadas para, em reunião específica com os gestores de recursos humanos das secretarias, no próximo dia 6 de julho, iniciar a construção coletiva da grade de cursos a ser trabalhada pela Egal.