Quem mora na cidade precisa passar um dia no “mato”, para conhecer e ter contato mais de perto com a natureza.
O rural de Palmeira oferece todo tipo de beleza e atração. Temos várias comunidades com riqueza cultural e diversos outros atrativos (banho de bica cachoeiras, açudes, rios, riachos), propriedades rurais com estruturas que poderiam servir como hospedagem (hotel fazenda), pode até se dizer que além da volta às origens (pois, além de encontrar edificações antigas, ainda se pode visitar aldeias indígenas, com seus costumes e artesanatos), teremos também outras experiências.
Sou frequentador assíduo, já tomei até um delicioso leite quente, recém tirado do peito da vaca. Respirar o ar puro, andar à cavalo, apreciar o verde dos campos e ver como a natureza é bela, faz bem a alma.
Na parte gastronômica, toda família residente na zona rural tem galinha no quintal e, nesse tempo, o feijão verde combina bem com uma deliciosa galinha caipira. Comer um pirão de galinha num sítio, não tem coisa melhor.
Para quem gosta, têm aqueles que também criam carneiro, bode, ovelha, etc., tudo é muito bom, até buchada se encomendar, vai ter com certeza. A fartura nesse tempo é grande.
Encontramos também codorna (de criatório), muitos criam e fazem disso uma fonte de renda extra.
Já outros criam e comercializam peixes, na região da barragem do Bálsamo. Lá temos bares e restaurantes que servem uma boa tilápia (pirão ou na telha).
São muitas as atrações, temos até vinho e licor de jaboticaba, sem contar o delicioso pão de macaxeira e inúmeras doceiras.
Saborear nossas frutas como: goiba, jambo, pinha, jaca, banana, manga em nossa residência é muito bom, mas, nada se compara com aquela tirada do pé e degustá-lá imediatamente, a fruta tem outro sabor.
Em algumas comunidades ainda existem as antigas e famosas casas de farinha, onde se pode apreciar um bom beiju no côco.
Passar uma noite na zona rural é bom demais, ainda existem muitas festas, geralmente é do santo padroeiro da região, com sorte você vai participar de um leilão, onde se comercializa de tudo (de frutas até pequenos animais) e em algumas comunidades a zabumba vai estar lá, tocando.
Bom viajar, mas, melhor ainda é conhecer a natureza e a simplicidade da vida no campo. Fugir da agitação e da poluição da zona urbana é algo desestressante e saudável.
Nossa Palmeira é rica, sua natureza é bela. Terra que amo!
FRANCISCO DE FRANÇA – ADVOGADO