Pela primeira vez em 11 edições do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, um prefeito de município alagoano vence a etapa nacional. Na cerimônia de premiação, realizada na noite da última terça-feira (28), na sede do Sebrae Nacional, em Brasília, o vencedor da categoria ‘Cidade Empreendedora – Região Nordeste’ foi o prefeito do município de Pilar, Renato Filho. O prêmio traz o reconhecimento aos prefeitos que implantaram projetos com resultados comprovados na transformação do ambiente de negócios e incentivo ao crescimento das micro e pequenas empresas nos municípios.
O prefeito foi contemplado a partir da realização do projeto ‘Pilar Doce Lar – Vivendo uma Cidade Empreendedora’, que proporcionou o surgimento de quase dois mil Microempreendedores Individuais (MEIs) no município. Além disso, foi criado o Banco do Povo, agência criada para facilitar o acesso a crédito, e o programa ‘Pilar Reage Empreendendo’, que disponibiliza recursos e treinamentos junto ao setor produtivo.
Outro destaque da gestão do prefeito é o olhar voltado aos pequenos produtores rurais. Atualmente, a prefeitura adquire produtos da agricultura familiar para abastecer as escolas municipais, o que a ajuda a levar merenda mais nutritiva aos estudantes e estimular a agricultura familiar.
O prefeito falou sobre o sentimento ao ser o primeiro prefeito alagoano reconhecido na etapa nacional da premiação. “Este prêmio é para quem acreditou e acredita em nosso trabalho. Pilar se tornou a primeira cidade de Alagoas a conquistar esta premiação. Fico muito feliz e emocionado principalmente ao lembrar das dificuldades, o que construímos e onde conseguimos chegar”, ressalta Renato Filho.
Segundo a analista da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento do Sebrae Alagoas, Tatiana Eigler, o município do Pilar faz parte do Programa Cidade Empreendedora, realizado pelo Sebrae Alagoas para ofertar capacitações, consultorias e apoio à promoção de políticas em eixos como compras públicas, legislação e educação empreendedora.
“Estamos bem felizes em poder levar o prêmio para Alagoas. Esse reconhecimento recebido pelo prefeito Renato Filho também é fruto de um trabalho que temos realizado junto ao município de Pilar, que já está conosco há três anos com o desenvolvimento Projeto Cidade Empreendedora”, conclui Tatiana Eigler.
Sobre o Prêmio
A edição 2022 – que homenageou o político Iris Rezende – bateu recorde de inscrições, com 1.615 projetos de 1.327 municípios brasileiros. Foram 182 prefeitos de todas as 27 unidades da federação disputando o prêmio, totalizando 199 projetos finalistas.
Além de Renato Filho, os outros prefeitos alagoanos finalistas nacionais foram:
O prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, nas categorias ‘Desburocratização’ e ‘Marketing Territorial e Setores Econômicos’;
A prefeita de Santana do Ipanema, Christiane Bulhões, na ‘Inovação e Sustentabilidade’;
O prefeito de Campo Alegre, Nicolas Pereira, na categoria ‘Empreendedorismo na Escola’;
O prefeito do município de Pão de Açúcar, Jorge Dantas, nas categorias ‘Sala do Empreendedor’ e ‘Compras Governamentais’;
O prefeito de Maragogi, Fernando Sérgio Lira, na categoria ‘Governança Regional e Cooperação Intermunicipal’.