Infelizmente, o que aconteceu com o guarda municipal em Foz do Iguaçu é fruto de uma estupidez que cresce a cada dia.
Nas redes sociais agressões verbais são constantes, talvez, pelo fato de estarem em locais diferentes, essas agressões são apenas verbais (toda ausência é atrevida).Todo extremismo é prejudicial. Todos os dias alguém falta com respeito a alguém. O perigo é quando os oponentes se encontram e, foi exatamente o que aconteceu em Foz do Iguaçu.
A política é uma ciência e é muito bonita quando se discute idéias, mas, quando ela é usada para agredir, faltar com respeito ao outro, foge do campo das ideias e é desaconselhável e inadmissível.
A violência está acontecendo para todo mundo ver: Num curto espaço de tempo, já tomamos conhecimento de ameaça ao juiz que autorizou a prisão do ex ministro da educação; Um militante foi preso com uma bomba que ia soltar no evento petista; No último sábado aconteceu uma violência maior( uma tragédia) um ferido e um morto. Se alguma coisa não for feita urgentemente, mais pessoas serão atacadas e, talvez até mortas.
A propósito, publiquei um texto referente ao tema, com o título: A PAZ INTERESSA A TODOS . Portanto, já estava prevendo que a intolerância política estava em evidência em nosso país e o perigo do que poderia acontecer.
O exemplo deve ser dado pelas lideranças políticas, estimular o ódio não é bom para ninguém. Na política, toda estratégia de campanha, seja lá quem for o candidato, deve ser pautada pelo respeito às pessoas e as instituições. Quando os concorrentes usam como estratégia o deboche, a ironia, o ódio e qualquer tipo de violência, inclusive a verbal, tem como consequência o que se viu no Paraná. O pior de tudo isso, é que os personagens envolvidos eram elementos que pertenciam a força garantidora da segurança do cidadão. Um guarda municipal e um policial federal penal.
A lei não autoriza eles andarem armados, a não ser em serviço, mas, estavam portanto armas. O local onde ocorreu a violência não era área de serviço de nenhum deles. Por isso, sou contra armar a população. Se estivessem desarmados, ninguém teria morrido. É pra evitar fatos assim que repito A PAZ INTERESSA A TODOS .
FRANCISCO DE FRANÇA – ADVOGADO