A Prefeitura de Paripueira está implantando a coleta seletiva no município. Por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente (SETURMA), foram instalados cinco pontos de Entrega Voluntária (PEVs), nos quais a população pode descartar materiais recicláveis.
Os pontos foram instalados:
– na rua da Prefeitura, em frente à SETURMA;
– na Praça da Caixa D’água;
– na Praça Padre Cícero;
– na entrada da Rua da Goiaba;
– na orla, entre o Bar do Oswaldo e o João 30 Beach.
Nesses locais devem ser colocados vidro, plástico, papel, papelão e metal.
Posteriormente o resíduo coletado é destinado para a reciclagem.
“Além de reduzir a quantidade de lixo produzida no município, esse trabalho contribui com a preservação do meio ambiente e ajuda a gerar renda, já que os materiais recicláveis são levados para uma associação de catadores”, explicou o secretário da Seturma Antônio Moura, que é idealizador do projeto.
De acordo com o Secretário Municipal de Infraestrutura, Igor Costa, atualmente 20 toneladas de lixo doméstico são coletadas diariamente no município. Fora os entulhos.
O material coletado é enviado para a CTR em Pilar.
“Com a população aderindo à coleta seletiva nós vamos reduzir a quantidade de lixo coletado diariamente, reduzir os custos com a limpeza urbana e os impactos ambientais, e fortalecemos as associações de catadores. No final todo mundo ganha!”, disse o secretário Igor Costa.
Muita gente acha que apenas não jogar o lixo no chão é suficiente. Mas, atualmente, essa prática não é suficiente. Não basta colocar o lixo em sacos e deixar que os garis e margaridas recolham. É preciso ir mais além para que o impacto produzidos pelos resíduos gerados pelas pessoas diminua. “Foi pensando nisso que implantamos a coleta seletiva, mas a nossa principal prioridade neste momento é conscientizar a população sobre a importância de aderir, separar o lixo e descartar os materiais recicláveis nos PEVs espalhados pela cidade. Só assim teremos uma Paripueira muito mais sustentável”, finalizou o secretário Antônio Moura.
O que é coleta seletiva?
Coleta seletiva é a coleta diferenciada de resíduos que foram previamente separados segundo a sua constituição ou composição. Ou seja, resíduos com características similares são selecionados pelo gerador (que pode ser o cidadão, uma empresa ou outra instituição) e disponibilizados para a coleta separadamente.
Por que separar os resíduos sólidos urbanos?
Cada tipo de resíduo tem um processo próprio de reciclagem. Na medida em que vários tipos de resíduos sólidos são misturados, sua reciclagem se torna mais cara ou mesmo inviável, pela dificuldade de separá-los de acordo com sua constituição ou composição. O processo industrial de reciclagem de uma lata de alumínio, por exemplo, é diferente da reciclagem de uma caixa de papelão.