Tenho que agradecer a Deus por ter chegado aos 81 anos e com vontade de escrever mais e mais.
Pensando bem, por que o Presidente da República e as Forças Armadas insistem no voto auditável e as autoridades do Tribunal Superior Eleitoral resistem em adotar tal medida?
Pensando bem, como pode o Presidente da República ter perdido as eleições em alguns Estados, assessores dele foram eleitos e os votos deles não coincidiram com os do Chefe do Executivo? Isto é, numa chapa todos os votos foram para os bolsonaristas e o candidato majoritário escolhido foi o Lula.
Pensando bem, por que o Artur Lyra e personagens ligados a Bolsonaro, no Nordeste, não ajudaram na reeleição do Presidente? A vitória do Lula na região foi completamente maluca. Sei que nossos Estados são meio vermelhos, mas não chegaria à tamanha diferença.
Pensando bem, de que adiantou a exposição do Luiz Dantas, falando do próprio filho, tentando evitar que o Paulo Dantas chegasse ao governo das Alagoas? A impressão que passou foi de um idoso amargurado e fora do ar. Acho até, que sensibilizou os eleitores do filho e “deu um tiro no pé”.
Pensando bem, para que serve a renovação do Legislativo alagoano em quarenta por cento? Os velhos caciques voltaram e não creio que haverá mudanças. A eleição para deputado estadual em Alagoas foi muito concorrida e requereu muito dinheiro.
Pensando bem, Minas e São Paulo vão apoiar Bolsonaro, além do Rio de Janeiro e outros Estados. No 2º turno os votos aparecerão ou vão migrar para o outro candidato?
Pensando bem, por que o lado esquerdo do Brasil condena a queda do preço da gasolina, a deflação e a criação do PIX? Será que tudo isso não ajudou a população pobre do país? E a ajuda mensal de seiscentos reais também não serve de alívio para as classes mais sofridas?
Pensando bem, o número de mulheres no Poder Legislativo aumentou, mas é o suficiente? Nós, mulheres, precisamos lutar mais nas eleições, para aumentar nossa representatividade nos 3 Poderes. O caminho ainda é longo.
Pensando bem, será que o Paulo Dantas vai fazer um bom governo? Já estou vendo que alguns eleitos ao parlamento estadual são parentes próximos seus. Haverá nepotismo na futura gestão?
Pensando bem, o Prefeito JHC tentou encaixar o pai nas eleições. Não conseguiu. Investiu seriamente no irmão e não o elegeu. E os outros candidatos que dele precisavam?
Pensando bem, o litoral Norte das Alagoas elegeu duas deputadas. Elas vão se unir para beneficiar os municípios da região? Afinal, o voto foi quase obrigatório. O povo tinha até medo de falar em eleição. Muito divertido era perguntar a alguém em quem votaria. O silêncio era total.
Pensando bem, a eleição de 2022 foi diferente, Conheço um deputado que nunca perdeu a disputa e agora foi derrotado. Outro só se elegeu uma vez. Quando perguntado por que perderam, respondem que é culpa do partido.
Pensando bem, o Presidente do Superior Tribunal Eleitoral está muito preocupado em justificar os erros do pleito deste ano. Para ele, tudo foi perfeito, maravilhoso. Por que não aceitou de imediato as sugestões dos militares? Qual a dúvida?
Pensando bem, o Lula já falava como se ganhasse a eleição no 1º turno. Só faltava indicar os ministros. A imprensa internacional afirmou que ele teve uma vitória com sabor de derrota. Como será o segundo turno?
Penando bem, como a Rede Globo vai sobreviver se Bolsonaro vencer? Vi um repórter chamá-lo de “mentiroso, sem escrúpulos, ladrão”. Um deles comparou Bolsonaro a Maluf, dizendo: “Maluf mentia com classe, o Presidente mente sem classe”. Verdadeiro desrespeito à autoridade máxima da nação.
Enfim, estamos num país dividido: a esquerda querendo voltar e a direita querendo permanecer; pessoas famosas e conhecidas mudando de opinião.
O povo, pobre povo brasileiro, não sabe em quem acreditar, não sabe em quem votar. Pede auxílio a Deus.
Pensando bem, amigos, só consigo pensar o seguinte: PT nunca mais!
Alari Romariz Torres
É aposentada da Assembleia Legislativa