Treinamento faz parte do Ciclo de Capacitações promovido pela Assessoria de Políticas Transversais da Gerência de Atenção Primária
Técnicos das Unidades Pronto Atendimento (UPA) Cidade Universitária e Chã da Jaqueira, vinculadas à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), foram capacitados sobre acolhimento e cuidado aos usuários em situação de rua. O treinamento faz parte do ciclo de capacitações iniciado em julho deste ano, pela Assessoria de Políticas Transversais da Gerência de Atenção Primária.
O treinamento foi ministrado pela da técnica de referência das Políticas Transversais da Sesau, psicóloga Elma Liliane de Araújo. De acordo com ela, o curso visa qualificar os profissionais que trabalham no atendimento à população de rua no sentido de assegurar assistência ainda mais humanizada aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
“A capacitação tem como objetivo melhorar, ainda mais, a humanização no atendimento desse público. É necessário esclarecer para os profissionais de saúde que atuam na linha de frente nos hospitais, UPAs e ambulatórios que a população em situação de rua deve receber um tratamento igual a qualquer outro usuário, observando as suas particularidades. É nossa responsabilidade aprender a lidar com esta realidade, sempre observando a melhor forma de tratar os pacientes nesta situação”, ressaltou.
Durante a palestra foram abordados temas como a Política Nacional para a População em Situação de Rua, dignidade e inclusão e a importância da humanização desde o momento de acolhimento desse público. Também foram demonstradas estratégias e metodologias de trabalho para a promoção e efetivação dos direitos humanos.
Para o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, é fundamental conscientizar e qualificar os profissionais de saúde do Estado para terem um olhar ainda mais humanizado e empático com os pacientes em situação de rua.