Evento beneficiou mais de 200 famílias de artesãos e 40 de grupos ligados à gastronomia
Durante todo o mês de outubro, artesãos da Economia Solidária estiveram presentes na Vila Encantada, espaço montado pela Prefeitura de Maceió na Praça Multieventos, na Praia da Pajuçara. Todos os grupos participantes tiveram lucro com a comercialização dos seus produtos. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária (Semtes), o valor das vendas diretas superou os R$ 130 mil.
“O resultado das vendas reflete o empenho dos grupos e representa o reflexo do trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Maceió, por meio da Semtes. Estamos satisfeitos com o resultado obtido na Vila Encantada”, destaca o diretor de Economia Solidária da Semtes, Bruno Melo.
A Vila Encantada beneficiou mais de 200 famílias de artesãos e 40 de grupos ligados à gastronomia. Uma destas artesãs é Denise Oliveira, que produz peças em filé, bonecas de pano e costura criativa. “As vendas superaram as nossas expectativas. Para o nosso grupo foi bom, como também para os outros artesãos”, revela Denise.
A artesã destacou também a estrutura do espaço montado pela Prefeitura de Maceió. “Além de muito bonitas, as casinhas tinham uma ótima estrutura e a gente conseguiu deixar todos os nossos produtos à mostra facilitando, assim, a visualização de quem passava pelo local e se interessava pelas peças”, afirma.
Denise faz parte de um grupo composto por 13 artesãs, a maioria da parte alta de Maceió. Elas são cadastradas na Semtes.
Além das peças de artesanato, quem foi para a Vila Encantada também conferiu as delícias dos grupos de gastronomia.
Pela primeira vez em um evento organizado pela Prefeitura de Maceió, José Marcelo Anselmo explicou como foi a experiência. “Recebemos o suporte e a estrutura foi muito boa. Espero que este tenha sido o primeiro de outros que vou participar”, diz o comerciante, que vende salgados.
Fomento à economia
A Semtes destaca a importância do fomento à economia da capital, proporcionado pela Vila Encantada. A secretaria reforça que a quantidade de vendas diretas e indiretas foi bastante significativa para os grupos atendidos pela Prefeitura de Maceió.
“Este período foi maravilhoso. Os artesãos fizeram ótimos negócios. Precisamos também agradecer a Ilumina, que fez um trabalho maravilhoso na Vila Encantada”, aponta a coordenadora de Economia Solidária da Semtes, Salomé Holanda.