Unidades funcionarão em regime de plantão para atender pacientes, receber doadores e liberar sangue às unidades de saúde
Assim como ocorreu no Feriadão de Natal, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) irá funcionar seguindo uma escala de plantão durante o Feriadão de Réveillon, seja para distribuir hemocomponentes às maternidades e hospitais ou para assegurar assistência aos pacientes hematológicos. Para isso, as Unidades de Arapiraca e Maceió irão funcionar em horários especiais entre o sábado (30) e a segunda-feira (1º).
Em Maceió, as Unidades Trapiche, ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), e Via Expressa, anexo ao Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), irão receber doações de sangue no sábado (30), das 7h30 às 17h e, serão fechadas na segunda-feira (1º). Já em Arapiraca, a Unidade Eldorado, próxima à Escola Alternativa, irá receber doações de sangue no sábado (30), das 7h30 às 12h e de 13h às 16h, e na segunda-feira (1º), será suspensa a coleta de sangue.
A diretora do Hemoal, médica Verônica Guedes, ressalta que, desse modo, os alagoanos têm uma última oportunidade para doar sangue em 2023, ajudando a quem necessitar de transfusões no Feriadão do Réveillon e nos primeiros dias de 2024. “Deixo aqui uma reflexão: quantas pessoas você ajudou este ano e quantas vidas salvou? praticou uma ação voluntária? se doou por uma causa nobre? Se sim, ainda é possível repetir a ação e, caso contrário, pode fazê-la até este sábado (30), seja em Maceió ou em Arapiraca, por meio da doação de sangue”, frisou a gestora do hemocentro alagoano, desejando um feliz ano novo aos doadores de sangue, pacientes hematológicos e servidores do órgão.
O QUE FAZER PARA DOAR
Os interessados em doar sangue ainda em 2023, devem seguir os pré-requisitos estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS), que vai desde a faixa etária, que compreende dos 16 aos 69 anos de idade, passando pela exigência de apresentar um documento de identificação com foto. O voluntário também deve ter no mínimo 50 quilos e os menores de idade devem estar acompanhados de um responsável legal, também munido do respectivo documento oficial e original.
É importante frisar que as pessoas acometidas por doença de Chagas, Aids e sífilis, ou que tiveram hepatite após os 11 anos de idade, não podem mais doar sangue. Quanto àquelas que estejam gripadas, com Covid-19 ou Influenza, a doação só pode ocorrer dez dias após o término dos sintomas, também conforme recomendação do M.
“E como estamos em período de confraternização, relembramos que o candidato à doação de sangue não deve ingerir bebida alcoólica e, na noite anterior, deve ter dormido ao menos 6 horas. No caso daquele que colocou piercing, fizeram tatuagem, maquiagem definitiva ou micropigmentação, o impedimento ocorre durante os próximos 12 meses”, reforçou Verônica Guedes.