Unidades do Trapiche e do Benedito Bentes conquistaram o Selo Nível 3 da Organização Nacional de Acreditação (ONA)
As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Benedito Bentes e Trapiche da Barra, geridas pela Prefeitura de Maceió, por meio do Instituto Saúde e Cidadania (ISAC) receberam o Selo de Acreditação ONA nível 3 (Acreditado com Excelência), da Organização Nacional de Acreditação (ONA). O reconhecimento avalia os critérios de segurança, gestão integrada dos processos e excelência na gestão dessas unidades.
Segundo o secretário de Saúde de Maceió, Claydson Moura, esse é o padrão de saúde que o prefeito JHC quer oferecer em todos os lugares da capital. “De todas as UPAs do Brasil, apenas três têm essa certificação da ONA, uma em Fortaleza e duas em Maceió e as duas são geridas pela Prefeitura de Maceió. Então esse é um reconhecimento dos investimentos que estão sendo feitos. Estamos no caminho certo e é graças a uma corrente entre nossos colaboradores, população e gestão, que nos permite avançar cada vez mais”, destaca.
Para obter o selo, as unidades passaram por uma avaliação detalhada, por meio de uma Instituição Acreditadora Credenciada (IAC) e também por uma equipe de avaliadores habilitada pela ONA. Durante essa avaliação, eles buscaram evidências de conformidade com os padrões do Manual Brasileiro de Acreditação nas diversas áreas, incluindo gestão organizacional, qualidade e segurança na assistência prestada, assim como ciclos de melhorias e maturidade institucional.
A acreditação das duas UPAs tem validade de três anos e será acompanhada pelos avaliadores por meio de visitas periódicas de manutenção. O processo de acreditação é voluntário e educativo e não se configura como fiscalização.
Padrões estabelecidos pela ONA são reconhecidos internacionalmente. Fotos: Itawi Albuquerque – Secom Maceió
Sobre a Acreditação
A Acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. Para ser acreditada, a organização precisa comprovadamente atender aos padrões definidos pela ONA, reconhecidos internacionalmente.
Para receber a certificação Nível 3 – Acreditado com Excelência, a organização precisa atender a três critérios: 1- cumprir ou superar, em 90% ou mais, os padrões de qualidade e segurança; 2- cumprir ou superar, em 80% ou mais, os padrões de gestão integrada; 3- cumprir ou superar, em 80% ou mais, os padrões ONA de Excelência em Gestão, demonstrando uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional.