Eventos fazem parte da programação da Semana Nacional de Educação Financeira e serão realizados por profissionais do Sebrae Alagoas entre os dias 8 e 12 de novembro
Escolas particulares de Maceió e Arapiraca vão receber palestras sobre Educação Financeira no período de 8 a 12 de novembro, quando está sendo realizada a 8ª edição da Semana Nacional de Educação Financeira, que tem o Sebrae Alagoas entre os parceiros na programação. A ideia é conscientizar os estudantes sobre a importância do planejamento financeiro, para que desenvolvam uma relação equilibrada com o dinheiro e decisões sobre finanças e consumo que promovam bem-estar.
Para isso, consultores e analistas do Sebrae Alagoas estão fazendo visitas às unidades de ensino nesta semana, começando, em Maceió, pelos alunos da Escola Santíssimo Senhor, na Serraria, nos dias 8 e 10, pela manhã, os estudantes vão receber orientações sobre o tema.
A Escola Galileu, no Poço, terá palestras nos dias 8 e 9, também no horário da manhã. No dia 9 será a vez da Escola Maria Montessori, no bairro Gruta de Lourdes, e nos dias 11 e 12 os analistas visitam a Escola Monteiro Lobato, também na Gruta de Lourdes. As palestras nas unidades de ensino da capital ocorrem em modelo híbrido – presencial e remoto.
Em Arapiraca, as palestras estão ocorrendo nas escolas Multivisão (dia 8), COC (dia 9), Santa Catarina (dia 10) e Santa Esmeralda (dia 12). No interior, as palestras são todas presenciais. “Nós vamos levar os nossos profissionais, funcionários do Sebrae que estão afeitos ao tema, para trabalhar a Educação Financeira para os jovens já na perspectiva do novo Ensino Médio, que traz a educação para a vida”, explica Adriana Spenner, analista da Unidade de Relacionamento Empresarial do Sebrae Alagoas.
“Semana Nacional tem o objetivo de trabalhar a educação empreendedora, e o tema Educação Financeira está incluído nisso. A gente pretende capacitar uma série de jovens e levar esse tema não só para os empresários já formalizados e os nossos potenciais empresários, mas também para aqueles que são o futuro do empreendedorismo, incentivando entre eles a educação financeira”, completa Spenner.
Mais ações
A analista lembra que o Sebrae Alagoas também está com outras ações na programação da Semana Nacional de Educação Financeira. “Nossas ações incluem Lives, palestras, oficinas, atendimento especializado com agenda de consultorias gratuitas com hora marcada. O empreendedor pode acessar o nosso 0800 para ter acesso ao agendamento dessas consultorias. Basta ligar 0800 570 0800 e marcar atendimento para o horário que melhor convier”, diz.
“Também teremos Lives que vão ser divulgadas pelas redes sociais do Sebrae, que são facilmente encontradas na busca do Instagram e Facebook. Nós vamos ter uma série de palestras e oficinas divulgadas na nossa loja virtual, no endereço loja.al.sebrae.com.br”, informa Spenner.
Interior
No dia 10, das 19h às 20h, será realizada a palestra presencial Gestão Financeira, em Palmeira dos Índios. Palestra semelhante acontece em Arapiraca, no dia 9, no mesmo horário. Ainda no município da região Agreste, será realizada a oficina ‘Como Controlar o Fluxo de Caixa’, no dia 10, às 19h. Uma segunda edição desta oficina está marcada para o dia 12, às 19h, na sede do Sebrae em Maceió.
Duas palestras presenciais sobre Finanças Empresariais estão marcadas para os dias 8 e 9, às 19h, em Penedo. No dia 10, ainda no município do Baixo São Francisco, acontece a palestra Acesso ao Crédito, às 19h. E no dia 11, às 16h, acontece a palestra Finanças Pessoais, em Maceió. Já as consultorias com hora marcada estão concentradas na sede, na capital, e vão acontecer nos dias 9, 10, 11 e 12, sempre das 8h às 17h.
No caso das palestras presenciais, só será permitido o acesso de pessoas que tenham recebido a 1ª dose e a 2ª dose ou a dose única do imunizante contra a Covid-19, ou que apresentem teste antígeno ou RT-PCR negativo e realizado com, no máximo, 72 horas de antecedência do evento.
Sobre o evento
A Semana Nacional de Educação Financeira é uma iniciativa do Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF) e na edição deste ano tem como tema central ‘Planejamento, Poupança e Crédito Consciente: O PLA-POU-CRÉ e a sua saúde financeira’. A programação completa pode ser acessada no endereço https://semanaenef.gov.br.
Entre as instituições realizadoras estão o Banco Central do Brasil, Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Superintendência de Seguros Privados (Susep), Secretaria do Tesouro Nacional da Secretaria Especial de Fazenda do Ministério da Economia (STN), Secretaria de Previdência da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (SPrev), Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senacon) e Ministério da Educação (MEC).