Um adolescente alagoano, de 16 anos, conseguiu realizar o aguardado transplante de fígado, após mobilização de médicos e da Força Aérea Brasileira (FAB). O procedimento ocorreu na Santa Casa de Misericórdia, em Maceió, nesta quinta-feira (02).
Esse é o terceiro transplante de fígado realizado na história de Alagoas, sendo o primeiro feito em maio. Segundo informações, a cirurgia foi um sucesso. O órgão veio de Campina Grande, na Paraíba, através de avião da FAB. Mais cedo, o secretário estadual de Saúde, Alexandre Ayres, comunicou pelas rede sociais da realização do transplante.
O jovem contemplado, cuja identidade foi preservada, é do interior e aguardava o transplante há dois meses, uma vez que ele foi diagnosticado com cirrose autoimune, doença na qual o próprio sistema imunológico ataca o fígado ao invés de defender o organismo.
Através de decreto federal, as aeronaves da FAB podem ser acionadas para transportar órgãos e tecidos, em razão da necessidade de agilidade no processo entre doação e recepção.
Atualmente em Alagoas, segundo informações médicas, há seis pacientes na fila para transplante de fígado. Todo o processo é realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).