Prefeitura de Maceió orientou mais de 8 mil pessoas durante ações realizadas este ano
Orientar a população de regiões que costumam sofrer com o descarte irregular de lixo é o principal objetivo do projeto de educação ambiental promovido pela Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes). Somente em janeiro e fevereiro deste ano, nove localidades de Maceió foram visitadas pela equipe, favorecendo mais de oito mil pessoas que moram ou transitam pelos logradouros.
A quantidade de beneficiados preencheria 50 salas de cinema, considerando a lotação máxima do Cine Arte Pajuçara, por exemplo, onde cabem 160 pessoas.
Entre os bairros que receberam a equipe da Sudes estão o Vergel do Lago, Benedito Bentes, Bom Parto, Eustáquio Gomes, Trapiche da Barra, Poço, Ponta Grossa, Riacho Doce e o entorno da Rota do Mar.
A equipe de educação ambiental conta com servidores e jovens aprendizes que vão até os bairros orientar a população sobre o que descartar nos Ecopontos e nos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) que estão espalhados pela capital, além de informar sobre a coleta domiciliar e de volumosos. A ação também ensina a preservar os espaços públicos e explica os benefícios de descartar o lixo corretamente.
Os malefícios do descarte irregular de detritos são inúmeros, entre eles os transbordamentos de canais, proliferação de doenças e animais peçonhentos, mau cheiro, além de prejudicar o trabalho da limpeza urbana. Por isso a importância da educação ambiental, para que a população colabore com o poder público e tenha uma cidade mais limpa.