Após dez dias de aulas, palestra e simulações práticas, a Escola Superior de Advocacia (ESA) da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) encerrou a primeira edição repaginada do Curso de Formação de Novos Advogados nesta quinta-feira (31). Nas duas últimas semanas, os advogados recém-juramentados puderam aprender noções práticas e técnicas do mercado forense em Alagoas.
Profissionais de diferentes áreas do Direito facilitaram uma verdadeira imersão na prática da advocacia para os alunos, que, muitas vezes, não vivenciam o dia a dia profissional durante a formação na faculdade ou até em cursos de pós-graduação. Seguindo a iniciativa da OAB Alagoas durante o mês de março, o curso foi totalmente ministrado por mulheres.
O diretor geral da ESA, José Marques, destacou a importância do curso para impulsionar os novos profissionais da área: “Esse novo Curso de Formação é de extrema importância porque ele foi pensado para ser, de fato, uma grande e intensa imersão dos jovens advogados e advogadas na vida prática da advocacia”.
Rafael Ribeiro, um dos alunos do curso, afirmou que procurou a OAB na busca por profissionalização logo no início da carreira. “Nesse início, é importante que a gente busque os mecanismos iniciais que nos dão suporte nessa entrada no mercado de trabalho. Eu escolhi esse curso justamente para me profissionalizar, atender melhor meus clientes, conhecer novos advogados e para conhecer minha casa, que é a OAB”, declarou.
O advogado destacou o trabalho dos professores e a possibilidade de acesso a áreas que ele ainda não conhecia enquanto estudante de Direito. “Além do grande conhecimento técnico ministrado pelos professores, vou levar muitas dicas importantes nesse início de carreira, seja o networking, coworking e as dicas sobre os novos mercados. Às vezes na graduação ficamos tão focados em matérias específicas e gerais que não nos abrimos para os novos lados da advocacia”, disse Ribeiro.
A advogada Daniela Pradines, que ministrou a disciplina “O que fazer e não fazer na prática advocatícia?”, avalia que a iniciativas da ESA são uma porta aberta para o sistema OAB. “Os cursos trazem a experiência prática de quem já atua na OAB. É muito importante que os novos advogados participem e vivenciem a experiência de receber e dividir informações”, afirmou.
Durante este ano, a Escola Superior de Advocacia realizará diversos cursos regulares e de temáticas diferentes, incluindo as áreas trabalhista e previdenciária, além de parcerias com faculdades para a oferta de pós-graduação e especializações. Todas as informações sobre os próximos projetos e cursos ofertados pela ESA e a OAB estarão disponíveis no site da OAB Alagoas.