Perseguindo os Food Trucks
Acredito que Maceió seja a única cidade no mundo onde se persegue pequenos e médios empresários da gastronomia e se aposta no desemprego e prejuízos para o setor, mesmo contrariando a população e os usuários de Food Trucks, que em qualquer lugar é incentivado e até recebe incentivos do poder público.
Maceió ganhou nos últimos anos, a possibilidade alternativa de gastronomia de qualidade, com a chegada dos Food Trucks e logo caiu no gosto da população, pela comodidade e também por oferecer alimentação mais barata que os restaurantes tradicionais.
Vem agora um promotor de Justiça equivocado a querer implantar terror, sabe-se lá com qual intensão, com a arrogância de quem pensa que manda, para “determinar” o cumprimento de decisões absurdas, que certamente serão invalidadas pelo Poder Judiciário.
OAB nas eleições
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL), Vagner Paes, informou que a entidade vai recriar a Comissão de Combate à Corrupção Eleitoral. O grupo terá como principal função dar suporte à Justiça Eleitoral durante as eleições que acontecem em outubro deste ano.
“Nós queremos resgatar a atuação histórica da Ordem no combate à compra de votos, ao abuso de poder político e de poder econômico, e a todas as formas de corrupção que possam tolher ou prejudicar a liberdade de consciência do cidadão”, destacou Vagner Paes.
O presidente da OAB/AL ressalta que a entidade não pode se furtar a temas de interesse social como o combate à corrupção eleitoral, e que deve cumprir o papel definido pela Constituição, em 1988, que conferiu status diferenciado para a atuação de advogados e de advogadas na defesa do cidadão.
É a OAB/AL voltando a cumprir o seu relevante papel na sociedade alagoana.
Mamãe, falei besteira
O Conselho de Ética da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou por unanimidade a cassação do mandato do deputado estadual Arthur do Val, conhecido como Mamãe Falei.
Durante viagem à Ucrânia, para acompanhar a guerra do país com a Rússia, Arthur do Val fez comentários machistas sobre as refugiadas ucranianas. Os áudios das conversas do deputado em grupo de amigos vazaram. Por unanimidade, o Conselho de Ética considerou que Arthur do Val quebrou o decoroparlamentar. O processo agora seguirá para o plenário, que certamente cassará o deputado. Que sirva de lição.
Exército “armado”
Depois da recente polêmica sobre a compra do medicamento para impotência sexual Viagra pelas Forças Armadas – que já rende discussões até para a criação de uma CPI na Câmara – o Ministério da Defesa entrou novamente na mira de parlamentares de oposição. Desta vez pela compra de 60 próteses penianas infláveis pelo Exército.
O deputado federal Elias Vaz (PSB-GO) e o senador Jorge Kajuru (Podemos-GO) decidiram pedir ao Tribunal de Contas da União (TCU) e ao Ministério Público Federal (MPF) informações sobre essa compra.
Cada vez pior
O deputado federal de Pernambuco e presidente nacional do União Brasil, Luciano Bivar, será lançado como pré-candidato do partido à Presidência da República. A informação foi anunciada pelo líder do partido na Câmara, o deputado Elmar Nascimento. O União Brasil – resultado da fusão do DEM e do PSL – é o partido com maior fundo eleitoral na disputa deste ano, com orçamento na ordem R$ 770 milhões. A legenda também possui um dos maiores tempos de TV para propaganda partidária. O partido está negociando com o PSDB, MDB e Cidadania uma candidatura única à Presidência da República, cujo projeto deve ser anunciado no dia 18 de maio. Será que não tinham nada pior para oferecer?
Emendas na mira da PF
(BRASÍLIA) – Até as eleições a Polícia Federal vai ter muito trabalho, principalmente na região Nordeste, segundo me revelava fonte bastante acreditada, por se tratar de um conceituado agente da instituição. – “O fluxo de operações está sendo montado e o número elevado de alvos é tanto que deveremos adotar o critério de sorteio, salvo alguns casos onde as evidências já mostram, claramente, comprovações de corrupção”.
Como não poderia deixar de ser, a motivação está em desvios, superfaturamento, fraudes em licitações e propinas envolvendo emendas parlamentares de deputados e senadores. Quem se lembra da “Operação Sanguessuga”? Vamos aguardar.
De mal a pior
Pela matemática do voto a renovação de mandatos na Assembleia Legislativa e também a bancada federal não serão significantes, até porque quem está no exercício do cargo tem muito mais vantagem sobre os neófitos, pelos motivos óbvios: exposição, muito dinheiro, emendas parlamentares, cooptação de setores e maior facilidade na compra de apoios.
Como se fala no popular “não há nada ruim que não possa piorar”. E a coisa aparenta que será assim, pelas previsões eleitorais. Podemos ter um legislativo estadual e uma bancada federal, piores do que as atuais. Você duvida?