O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje que é preciso ter sensibilidade para consertar o Brasil e melhorar as condições de vida dos brasileiros com geração de emprego, redução da inflação, aumento de salário e investimento em educação e ciência e tecnologia.
Em entrevista à rádio CBN de Campinas (SP), na manhã de hoje, 4, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que quer discutir a Operação Lava Jato e suas consequências para a população brasileira. Lula lembrou as mai s de duas dezenas de vitórias em diversas instâncias da Justiça e destacou o saldo da operação, que deixou mais de 4,4 milhões de desempregados, além de quebrar a indústria de engenharia do país.
Enquanto o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi marcado pela participação da sociedade na elaboração, execução e monitoramento de políticas públicas (foram realizadas 74 conferências nacionais e criados 25 novos conselhos de políticas públicas apenas entre 2003 e 2010), a gestão de Jair Bolsonaro se destaca pela censura, pelo sigilo e pelo desprezo em relação à população. Na última semana, duas decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) frearam uma série de desmontes promovidos pelo governo Bolsonaro em questões ambientais. O Tribunal derrubou decretos que restringiam a participação popular e de governadores em órgãos ambientais federais e uma medida provisória que permitia a concessão automática de licença ambiental a empresas que oferecem risco médio de danos ambientais.