DVD “Mar Adentro – Canções & Poesias pra Iemanjá” é um projeto contemplado pela Lei Aldir Blanc Alagoas
Com a proposta de uma experiência sinestésica, onde os sentidos são convocados a uma vivência sonora, visual, estética, futurista, afro e indígena, o multiartista alagoano Allexandrëa lança seu primeiro DVD, “Mar adentro, Canções e Poesias pra Iemanjá”, projeto financiado com apoio do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), via Lei Aldir Blanc Alagoas.
A produção tem como mote principal de criação e inspiração a orixá Iemanjá, cultuada nos terreiros de Candomblé e Umbanda em todo o Brasil e na África, valorizando a criação de novas dramaturgias simbólicas, estéticas, afro e indígenas alagoanas, brasileiras e africanas.
Segundo Allexandrëa, o DVD é resultado de um processo artístico, espiritual, autoral e independente, com uma perspectiva futurista afro e indígena, que nasce a partir das experiências, ciências, estudos, saberes e tecnologias ancestrais. “O projeto é fruto de sonhos e vivências pelas quais eu venho me proporcionando como forma de me aproximar das minhas raízes ancestrais afro e indígenas em diáspora. Meu pai José, preto quilombola, e minha mãe Maria, indígena”, explica.
“Desde 2016, venho visitando e me aproximando de aldeias e quilombos de Alagoas e do Brasil. O desejo é dar protagonismo às narrativas e vivências afro e indígenas, buscando exaltar nossa força, arte, cultura e existência”, destaca o artista.
A ideia do show surgiu entre 2016 e 2017. Em 2019, a primeira apresentação foi realizada no aniversário do Teatro Deodoro. Em 2020, o projeto é selecionado para o Festival Dendi Casa Tem Cultura, realizado pela Secult durante a pandemia, e também contemplado com o Prêmio Zailton Sarmento, com apoio financeiro do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, do governo federal.
Allexandrëa também é responsável pela direção geral, artística, de produção e performance do espetáculo, acompanhado de Danilo Canuto Torres (direção musical, arranjos, harmonia e voz), Diego Nalin (Músico), Nessa Germano (backing vocal), Leide Serafim Olodum (Coreografa), George Olicino e Roberta Lanny (Dançarinos), Diogo Oliveira (Preparador vocal), Carlos Rodrigues e Nessa Germano (figurinistas) e Abides Oliveira (assistente de produção).
O show completo está disponível no canal do Youtube do cantor, no link https://bit.ly/3PvAnp7.
Sobre o cantor
ALLEXANDRËA é um multiartista, pesquisador, futurista afro e indígena, diversidade de gênero e sexualidade, alagoano, nascido em Maceió, Alagoas, e morador do bairro do Bebedouro.
Em 24 anos de carreira profissional, recém-completados em novembro de 2022, na ponte Maceió/Rio de Janeiro/São Paulo/Bahia, já atuou em diversos projetos premiados no teatro, dança, performance, artes plásticas, visuais e audiovisual.
Há 6 anos, encontra-se, mergulhando, pesquisando o universo musical, além de atuar há anos nas áreas de Psicologia e facilitador de trabalhos corporais. É um dos protagonistas do longa-metragem alagoano CAVALO, de Rafhael Barbosa e Werner Salles.