Práticas exitosas de Alagoas no desenvolvimento da Aprendizagem Criativa são compartilhadas com pesquisadores americanos
A Educação de Alagoas segue se destacando, inclusive, no cenário internacional. Esta semana, representantes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) embarcaram rumo à cidade de Boston, nos Estados Unidos, a convite da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBCA), para participar de mais uma edição do programa Expedição Criativa. O evento, que segue até o próximo sábado (27), tem como objetivo proporcionar uma imersão sobre a Aprendizagem Criativa na prática, com oficinas e troca de experiências entre pesquisadores e participantes do programa Escolas Criativas.
Pela comitiva alagoana, marcam presença o superintendente de Desenvolvimento do Ensino Médio da Seduc, Ricardo Lisboa; a gerente do Centro de Ciências e Tecnologia da Educação, Andrea Maciel, e a gerente especial de Avaliação e Desenvolvimento Escolar, Fabiana Dias, além da ex-secretária da Educação e atual secretária do Gabinete Civil de Alagoas, Roseane Vasconcelos.
Também participam da imersão representantes da Secretaria de Educação de Coruripe, que expõe práticas pedagógicas voltadas à inovação por meio da robótica.
A iniciativa conta com o apoio das fundações Lego e Lemann, entidades que buscam potencializar a difusão da Aprendizagem Criativa no Brasil e transformar as escolas públicas em locais cada vez mais instigantes para um ensino-aprendizagem inovador. A programação do evento conta com uma visita técnica ao Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), uma das instituições mais conceituadas do mundo da tecnologia, além de palestras e oficinas sobre como integrar a aprendizagem criativa ao currículo escolar.
Escolas Criativas
Trata-se de um programa constante no edital Tech and Play, idealizado pela Lego Foundation para apoiar as Secretarias de Educação em todo o país. A iniciativa defende como um ambiente aberto, que dê às crianças e adolescentes a oportunidade de se expressar, se divertir e colaborar em projetos conectados com sua realidade, pode contribuir para a formação de cidadãos aptos a lidar com as complexidades de um mundo em transformação.