Espaço virtual funciona como banco público de imagens da comunicação oficial do Estado e pode ser acessado no espaço de mídias da Agência Alagoas
O Governo de Alagoas disponibiliza, a partir desta quarta-feira (18), para acesso público, parte do acervo de imagens do repórter fotográfico Ailton Cruz, cedido pelo profissional para integrar a Galeria Falcon Barros. O espaço virtual, criado por iniciativa da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom) , funciona como banco público de imagens da comunicação oficial do Estado, agregando também acervos particulares de repórteres fotográficos, mediante acordo de cessão de imagens.
Esse é o segundo acervo especial agregado à galeria virtual Falcon Barros, inaugurada em 1º de junho, Dia da Imprensa. O primeiro foi do repórter fotográfico José Ronaldo, lançado junto com a galeria. O novo acervo traz mais de 100 fotos capturadas pelo fotojornalista Ailton Cruz em vários momentos dos seus 47 anos de atividade profissional, em que atuou no Estadão, Folha de São Paulo, Globo, Veja e no primeiro periódico de economia de Angola, na África. Atualmente Ailton trabalha no Jornal Gazeta de Alagoas e é presidente da Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos de Alagoas (Arfoc/AL).
2021 – A destruição provocada pela mineração da Braskem em bairros de Maceió
“Esse espaço público cedido pelo Governo de Alagoas, através da Galeria Falcon Barros, significa muito para mim e para todos os repórteres fotográficos, pois aqui poderemos mostrar um pouco do nosso trabalho profissional com imagens fotojornalísticas e também documentais, deixando um legado para história”, disse Ailton Cruz.
O fotojornalista iniciou no jornalismo como freelancer fazendo fotos para jornais da Região Sul do país. “A pessoa que me deu a mão foi um grande amigo Sérgio Dutti, fotógrafo renomado no mundo, que trabalhava na Revista Veja. Ele que me colocou para ficar fazendo todo material no lugar dele aqui em Alagoas”, disse.
2010 – Pelé, na reinauguração do Estádio Rei Pelé, pronto para marcar os pés na ‘calçada da fama’
Entre as mais de 100 que compõem o acervo cedido pelo profissional, poderão ser vistas na Galeria Falcon Barros, estão imagens históricas de Pelé, quando colocou os pés no hall da fama no estádio que leva o nome dele; da mestra artesã Irinéia moldando peças de cerâmica; e da cerimônia em homenagem ao ativista negro e ex-senador Abdias Nascimento, com o registro do depósito das suas cinzas na Serra da Barriga, em União dos Palmares.
Os registros virtuais podem ser acessados pelo endereço https://alagoas.al.gov.br/midias.
Sobre o profissional
Ailton Cruz – em foto de Felipe Brasil
Ailton Cruz, ariano, 65 anos, fotojornalista, natural de Utinga Leão – Rio Largo (AL), iniciou sua carreira em 1976. É formado em Jornalismo pelo Centro de Ensino Superior de Maceió (Cesmac), com extensão em Antropologia Visual pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
Descobriu o fascínio da fotografia ainda na infância, quando aprendeu a retratar imagens com filmes em preto e branco. Foi colaborador do Jornal Estadão e fez parte da equipe brasileira na implantação do primeiro jornal de Economia de Angola, na África.
Registrou com imagens a passagem do Papa Bento XVI pela África, o desenvolvimento do país e a cultura dos povos. De volta ao Brasil, Ailton Cruz trabalha no Jornal Gazeta de Alagoas e atua como freelancer para empresas de comunicação do mercado alagoano, de São Paulo e Lisboa. Participou de sete edições do livro, O Melhor do Fotojornalismo Brasileiro.
Seus trabalhos estão publicados no endereço eletrônico: www.blogdobirrada.blogspot.com. @ailtoncruz.oficial
Falcon Barros
A Galeria de Imagens Falcon Barros, que traz o registro – em alta resolução – de fatos e personagens que marcaram a história de Alagoas, é um espaço virtual que presta uma homenagem ao repórter cinematográfico que dedicou 40 dos seus 58 anos de vida à profissão.
Na galeria, o público também pode acessar o acervo especial do repórter fotográfico José Ronaldo Alécio, que doou parte do seu material ao Governo de Alagoas, entre eles o registro dos últimos quatro presidentes do regime militar brasileiro: Artur da Costa e Silva (1967–1969), Emílio Garrastazu Médici (1969–1974), Ernesto Geisel (1974–1979) e João Batista Figueiredo (1979–1985), e imagens da visita do Papa João Paulo II a Alagoas, e de Pelé.