Primeiro vamos ao que significa a palavra “imperador” – Um imperador (do latim: imperador) é um monarca e geralmente o governante soberano de um império ou outro tipo de reino imperial.
Os imperadores são geralmente reconhecidos como tendo a mais alta honra e posição monárquica, superando os reis. Na Europa, o título de Imperador tem sido usado desde a Idade Média, considerado naquela época igual ou quase igual em dignidade ao do Papa devido à posição deste último como cabeça visível da Igreja e líder espiritual da parte católica da Europa Ocidental.
Para fins de protocolo, os imperadores costumavam ter precedência sobre reis nas relações diplomáticas internacionais, mas atualmente a precedência entre chefes de estado que são soberanos – sejam eles reis, rainhas, imperadores, imperatrizes, príncipes, princesas e, em menor grau, presidentes – é determinado pelo tempo de permanência de cada um no cargo. Não quis acreditar ao me deparar com a notícia de que o “comediante” Carlinhos Maia recebeu o titulo de “imperador de Alagoas”, das mãos do governador. Nada contra o homenageado, mas tudo contra a burrice explícita dos outorgantes da honraria. O que não se faz em tempos de eleição, para transparecer no mundo midiático?
Se queriam usar a figura do conhecido “influencer” para aparecer, deveriam ter-lhe outorgado um titulo de verdade e honorífico, uma comenda, por exemplo. Mas na parca inteligência dos dirigentes do turismo alagoano, tudo isso seria muito pouco para o famoso penedense, tinha que ser algo “real” e “nobre”. E o homenageado ainda saiu comemorando e postando para seus milhões de seguidores, um título “falso”, inexistente.
Não sei quem é mais bobo, quem concedeu ou quem recebeu o título.
Apenas sei uma coisa: esse povo mata a gente de vergonha e nos expõe ao ridículo nacional.