Pablo Lucini ganha honraria do vereador Eduardo Canuto por décadas de trabalho
A Câmara de Maceió concedeu o título de Cidadão Honorário de Maceió ao professor Pablo Lucini, coordenador do Programa Sesi Pessoas com Deficiência (PSPCD). A homenagem foi entregue durante sessão solene realizada na última segunda-feira, 11. A honraria foi proposta pelo vereador Eduardo Canuto.
O PSPCD promove a inclusão de pessoas com deficiência por meio do esporte, como natação, atletismo, futebol e basquete. É uma iniciativa do Serviço Social da Indústria (Sesi) de Alagoas que transforma vidas e revela talentos. Uma das iniciativas de grandes resultados é o basquete para autistas, que tem promovido avanços e mudanças positivas para pais e alunos.
Recentemente, o programa revelou Willian Costa, nadador cego de 29 anos ganhador de duas medalhas de ouro nos Jogos do Paradesporto de Alagoas, realizados em Arapiraca. No final de 2021, o atleta do Sesi Alagoas Carlos Antônio Guedes do Nascimento ficou em segundo lugar na categoria cadeirantes da Corrida de São Silvestre, em São Paulo. O colega, Givaldo Augusto dos Santos, chegou entre os seis primeiros na mesma categoria da mais tradicional prova do país.
*História*
Pablo Gerardo Lucini Guadalupe nasceu em 20 de janeiro de 1964, em Montevidéu, no Uruguai. Ele é casado com Maria José Rodrigues e é pai de Antonella, Mikaelly e Sophia. Professor de educação física, formado pela Universidade da República Oriental do Uruguai, possui curso técnico em hidroterapia e de treinador de basquete.
Foi atleta do Club Atlético Aguada e do Club Atenas, ambos no Uruguai, onde ainda atuou como técnico na Associação de Basquete em Cadeiras de Rodas (OMPLI). No Brasil, liderou os clubes de basquete Sogipa (Porto Alegre-RS). No Rio de Janeiro, contribuiu com o Tijuca Tênis Clube e o Clube América.
Veio para Alagoas em 1998, a convite da Federação, para treinar a seleção alagoana de basquete, bem como o basquete em cadeiras de rodas na Pestallozi e Adefal. Em Arapiraca, trabalhou com reabilitação com hidroterapia e foi técnico do time de basquete do ASA. Há 20 anos, coordena o PSPCD.